domingo, 21 de agosto de 2011

As faces da linguagem

As redes  virtuais estão invadindo nossas casas e com elas o uso da linguagem informal, cheia de gírias e abreviações tem se tornado cada vez mais comum, principalmente entre os jovens que passam horas em frente ao computador se comunicando.
Porém com isso chegamos a um verdadeiro estado de calamidade,pois os jovens estão esquecendo que devem utilizar esta linguagem apenas para se comunicar nas redes sociais e de vez em quando me pego lendo um texto de um aluno com um VC bem grande e quando pergunto a ele: -O que significa isso? Ele se assusta e diz: -Você não sabe, fessora!
E aí eu digo: - É claro que sei, só que não fica bem você me escrever um texto desses, se eu fosse apresentá-lo em um concurso de redações ele nem lido seria.
E o grande problema é que eles não estão mais sabendo fazer essa diferenciação, espalham suas gírias e abreviações por toda parte, se esquecendo que às vezes vão estar escrevendo para pessoas que não estão habituadas com esse tipo de linguagem.
Não poderia deixar de citar um fato interessante, tive um professor no curso pré-vestibular com o qual me comunico até hoje por meio da internet e quando menciono algo engraçado ele me envia risos, acho isso impressionante, mesmo estando nesse meio virtual e trabalhando com adolescentes que só fazem abreviar as palavras ele não se contaminou.(risos)
Fica aí a dica para os meus leitores: Usem bastante essa liguagem, mas saibam quando é o momento certo de usá-la. 

Um comentário:

  1. Gostei desse texto. Estou novo nessa vida virtual e ainda não me acostumei direito a certos costumes utilizados. Mas a partir de agora vou tentar não me contaminar... A dica do (risos) foi muito boa. Eu não sabia como mostrar quando estava sorrindo, agora eu sei (Risos).

    ResponderExcluir