domingo, 17 de julho de 2011

Bom Dia

  Se pararmos pra pensar a respeito desta expressão tão peculiar que usamos todos os dias logo cedo ao falarmos com nossos parentes, vizinhos ou colegas de trabalho, por exemplo, iremos constatar que esta expressão não se restringe a nenhuma parte do dia como o famoso boa noite do jornal nacional.
 Então, por que será que quando nos deparamos com situações nas quais pessoas fazem o uso desta expressão após o meio dia, regra esta criada pelos bons costumes, nos sentimos no direito de corrigi-las?     Esta é a velha mania do povo brasileiro, de professor, médico e psicólogo todos temos um pouco. Estamos sempre querendo ensinar alguém que venha nos indagar ou mesmo aconselhar um colega que nos conte uma situação na qual se sinta chateado.
Voltando a questão do bom dia não creio que não há problema em usá-lo, por exemplo, ao vermos um conhecido pela primeira vez no dia, nada melhor para saudar alguém que um bom dia, independente da hora do dia em que se esteja usando a expressão.
Ou seja, não é preciso tanta preocupação no uso da linguagem informal ao usar a expressão, não é preciso se preocupar em uma situação de uso informal da língua com o  uso do bom dia, por outro lado, é preciso parcimônia quando a intenção é se comunicar com alguém de nosso trabalho, por exemplo.

2 comentários:

  1. Bom dia! Apesar de ser agora 16:24 hs. Mas eu também não me preocupo com o horário para usar tal expressão. Continue influenciando as pessoas. Talvez assim um dia, usar Bom Dia possa ser tão normal que as pessoas não queiram mais nos corrigir... como já aconteceu comigo várias vezes. Parabéns.

    ResponderExcluir