domingo, 23 de outubro de 2011

Problemas para argumentar?

 Esse foi o final de semana do Enem, jovens do país inteiro estavam esperando por esse momento para tentar ingressar nas universidades brasileiras e como manda a tradição era preciso argumentar na hora de defender os pontos de vista em relação ao tema da dissertação,por sinal muitíssimo interessante neste ano "O uso das redes sociais".
 Um tema bastante interessante e comum a todos, porém na hora de passar o assunto para o papel algumas pessoas podem ter encontrado algumas dificuldades.
 Para nós é muito fácil sair falando por aí "Eu acho que isso deveria ser assim...", "Na minha opinião...", enfim, quando podemos utilizar nossa subjetividade temos maior facilidade.
 Por outro lado, precisamos entender que essa não é a única maneira de defendermos nossa opinião, muitas vezes como na redação do Enem, por exemplo, temos de ser impessoais. E muitos jovens quando começam a estudar o assunto ficam se perguntando como isso é possível?
Aí vão algumas dicas para ajudá-los:

1) Uso do verbo mais a palavra se
Ex: Espera-se que o ensino superior se torne mais democrático no país.

2) Uso de frases na voz passiva analítica 
Ex: É  esperado que o governo invista mais em educação no ano que vem. 

* A voz passiva analítica é composta pelo verbo ser mais um verbo no paticípio(-ado ou -ido) "O capítulo foi estudado pelos alunos."


3) Uso de verbo haver ou existir mais substantivo que indica opinião
Exs: Há dúvidas se o voto obrigatório é a melhor forma de promoção da cidadania. 
Existem controvérsias quanto ao voto obrigatório ser a melhor forma de promoção da cidadania. 


4) O uso de verbos modais 
Exs: O pré-sal deve impulsionar a economia do país. (O falante tem dúvidas quanto ao conteúdo de sua frase, mas considera o fato provável)
O pré-sal pode impulsionar a economia do país. (O falante tem dúvidas quanto ao conteúdo de sua frase, mas considera o fato possível)
O pré-sal precisa impulsionar a economia do país. (O falante vê como necessidade, ou urgência, que se realize o conteúdo de sua frase)

* O verbo modal é aquele que acresenta a noção de dúvida,certeza, probabilidade, possibilidade, sugestão, necessidade ou obrigatoriedade ao conteúdo da frase. 

* A modalização serve para tornar relativas afirmações que não podem tornar-se generalizadas sem comprometer a coerência. Ao invés de dizermos que "Políticos causam desgosto á nação" podemos dizer que "Políticos podem causar desgosto à nação".

5) A escolha dos tempos verbais como, por exemplo o presente do indicativo(cantaria, partirias) ou o presente do subjuntivo(cante,ame)
Exs: Muitos acreditam que será melhor reduzir a zero o desmatamento.

Espero ter ajudado. 










 

Um comentário:

  1. Tema pertinente e interessante professora. Um texto que dá ênfase no aspecto gramatical e rico. Parabéns!!

    ResponderExcluir