sábado, 15 de outubro de 2011

Ensaio sobre Drummond e suas fases poéticas no Modernismo


  Sabendo que Drummond foi o primeiro grande poeta a se afirmar no modernismo percebemos em sua obra a expressão de uma alma muito pessoal, pode-se dizer que Drummond escrevia retratando exatamente aquilo que sentia.
  Fica claro em sua obra o parecer e o ser dos homens e dos fatos que privilegia o humor, traço constante em sua poesia.
  Percebemos em sua obra poética os pólos coisa-razão, que fizeram de Drummond um poeta reclamado pela vanguarda tecnicista, devido a um tecido conjuntivo que os une de tal maneira que o sentimento do mundo do poeta resulta na irrisão da existência.
  Drummond viveu uma fase intensa, porém breve, fase essa na qual ficou conhecido como “poeta público” da Rosa do Povo em que uma esperança que nasceu sob o a resistência do mundo livre à fúria nazi-fascista, mas que logo se retraiu com o advento da guerra fria.
  A partir de Claro Enigma (1948-51), Drummond após o desencanto com a poesia política, passou a escrever de dois modos diferentes: primeiro começou a escravar o real mediante um processo de interrogações e negações visando revelar o vazio à espreita di homem no coração da matéria e da história e depois passou a fazer coisas e palavras, nomes de coisas, praticando assim a violação e a desintegração da palavra, sem sequer aderir a qualquer receita poética vigente.
  Decerto, Drummond desde Alguma Poesia pelo prosaico, pelo irônico e pelo anti-retórico se afirmou como poeta moderno aportando coerentemente a uma opção concreto-formalista radicalizando assim os processos estruturais que sempre marcaram o seu modo de escrever.

Bibliografia: BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. (VIII.Tendências Contemporâneas), Ed.Cultrix,44ªedição.

2 comentários:

  1. PARABÉNS PELO SEU DIA, QUE INSPIRA EM OUTRAS PESSOAS ESSE DESEJO DE APRENDER... DE ESCREVER...
    TRAZENDO PARA ESSAS VIDAS UM NOVO AMANHECER.
    FELIZ DIA DO PROFESSOR!

    http://espacoparafalarerefletir.blogspot.com/2011/10/dia-do-professor.html

    ResponderExcluir